Família Cristã: Ensinamentos para seus Filhos !




(Provérbios 1:1-33)”.
1) Ensine o temor do Senhor (verso 7)
“7 O temor do SENHOR é o princípio do saber…” Com certeza vocês querem ter um filho sábio, esperto, maduro e inteligente. Saiba que
 toda esta esperteza deve estar alicerçada no respeito e compreensão das coisas de Deus. Para isso:
a) Ensine a Bíblia para seu filho
b) Ensine-o a orar
c) Ensine-o a respeitar as coisas de Deus
2) Ensine o diálogo (versos 8-9)
“8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe…” Seu filho só vai aprender a ouvir, se vocês, bem cedo, aprenderem a conversar com ele (mas nunca é tarde para começar). Mas o que conversar? Esqueçam a idéia de que vocês devem conversar coisas sérias, profundas e espirituais; conversem sobre tudo: cinema, moda, jogos, namoro, sexo, certo-errado, dinheiro, profissão, Deus, etc… Saiba que:
a) O diálogo é fundamental no processo de formação do caráter do seu filho
b) O diálogo vai criar aproximação e segurança entre vocês
c) O diálogo vai criar admiração e respeito por vocês
3) Ensine sobre as más companhias (versos 10-11)
“10 Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” As más companhias são como erva-daninha, não precisa plantar, elas nascem sozinhas. Não se iluda achando que seu filho não se relacionará com pessoas más. As pessoas são más; até muitos que estão na igreja possuem uma índole má. Portanto:
a) Prepare seu filho para essas pessoas; que ele influencie e não seja influenciado
b) Prepare um ambiente onde os amigos dele estejam no habitat de vocês (casa, igreja, sairem juntos, etc…), e não o contrário
4) Ensine sobre a ganância (versos 10-19)
“…13 acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa…” e “…19 Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.” A ganância está ligada a inveja, a ambição e o desejo desenfreado. Não estimule seu filho a desejar coisas (TER); encoraje-o a ser alguém de caráter cristão (SER). Ensine-o sobre:
a) Consumismo
b) Inveja
c) Ciúmes
d) Egoísmo
5) Ensine que a vida é dura (versos 24-27)
“27 …em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.” A vida é dura, e nem sempre justa. Muitas vezes ele estará tranqüilo, feliz e estabilizado e algo pode acontecer e mudar todo o rumo da história. Por que a vida é dura?
a) Muitas vezes a dureza da vida virá devido a nossa atitude para com a vida (rebeldia, insubmissão, orgulho, grosseria, etc…)
b) Outras vezes virá pelo simples fato de que a vida é dura e não é justa
6) Ensine sobre a lei da semeadura (verso 31)
“…31 Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão.” Tudo que o homem plantar, isso também colherá (GL 6:7). Já dizia o ditado: “Quem planta vento, colhe…” Ensine-o que ele sofrerá as conseqüências das suas decisões, sejam elas boas ou más.
7) Ensine sobre a falsa segurança (verso 32)
“…32 Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição…” As vezes estamos convictos de que tudo dará certo, e tudo dá errado (um negócio, uma compra, um namoro, etc…). Essa falsa impressão de segurança vem pelo desvio dos princípios Bíblicos. Afastamo-nos de Deus e pensamos que somos senhores de nosso próprio destino. Isso é um erro gravíssimo. Quando você perceber que seu filho está auto-suficiente demais:
a) Oriente-o com a Palavra de Deus
b) Ore por ele e com ele
c) Reveja sua forma de educar e, se necessário, mude

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »