Tema : Porque os Opostos se Atraem ?



Tema: Porque os Opostos se Atraem....As Fraquezas Surgem mais Tarde...Resolva seus Conflitos...
Porque os Opostos se Atraem

O subconsciente tem sobre nós uma influência bem maior do que a maioria das pessoas pode perceber. Isso pode ser visto claramente na maneira como em geral selecionamos nossos amigos — e, particularmente, na escolha do companheiro da nossa vida.
O espalhafatoso, gregário e extrovertido sangüíneo, subconscientemente desejaria possuir um maior controle sobre si mesmo. Quando retorna de uma festa, com freqüência se sente embaraçado, no seu íntimo, devido à sua tagarelice e por haver dominado as conversas. Já o suave e quieto fleumático, ou o melancólico, subconscientemente me¬ditam: "Eu gostaria de ser mais sociável e expressivo". É bastante fácil perceber por qual motivo esses tipos contrastantes se sentirão grandemente interessados um pelo outro, quando se encontrarem. Ele é tudo aquilo que ela gostaria de ser, ela é justamente o que ele, secretamente, gostaria de ser; por conseguinte, é natural que pareçam se completar um ao outro. Esse princípio opera subconscientemente quase todo o tempo em que uma pessoa escolhe aquele com quem deseja casar-se. Na verdade, nenhum temperamento, subconscientemente, é barreira para uma pessoa, a não ser o seu próprio. E o que não se deve perder de vista, pois é o que importa, é que as pessoas são atraídas umas pelas outras, com base em suas virtudes, embora a cada virtude corresponda uma fraqueza.

As Fraquezas Surgem mais Tarde

Muitos casais estão tão apaixonados que, antes do casamento, vêem somente os pontos fortes da outra pessoa. Depois que passa a novidade do casamento, entretanto, as fraquezas de cada parceiro (e todo ser humano as tem) começam a aparecer. Essas fraquezas exigem ajustamento — aprender a conviver com as fraquezas do parceiro. É importante que um casal tenha a ajuda do Espírito Santo para que possa revelar "bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio", enquanto vai se ajustando a essas fraquezas. O Espírito Santo também ajuda a transformar fraquezas em atributos positivos. Galatas 5:22,23 aponta nove características disponíveis ao cristão cheio do Espírito:! uma força para cada fraqueza natural. Um cristão cheio do Espírito alcança maior alegria em seu casamento, porque se utiliza da ajuda do Espírito Santo para vencer suas fraquezas, e assim se torna menos censurável aos olhos do seu parceiro. Além disso, o Espírito Santo lhe dá á graça de tolerar e viver alegremente com as fraquezas do companheiro.

Conflitos de Personalidade

Conflitos de personalidade são, realmente, fraquezas conflitantes, e poderiam ser chamados conflitos de temperamento. São fraquezas de um companheiro que irritam as fraquezas do outro. Eis aqui alguns exemplos que tenho achado no meu aconselhamento.
A falta de cuidado e os projetos inacabados do Sr. Sangüíneo criam um grande conflito para as tendências melancólicas e perfeccionistas da esposa. Quando ele se atrasa devido a uma reunião de vendas e a esposa o espera duas horas para o jantar, ela tem muitas dificuldades em "perdoar e esquecer" o seu descuido. Após alguns anos ela se cansa de suas histórias exageradas e do uso inconseqüente da verdade. A história que ela conta não é tão interessante como a dele — "mas pelo menos é a verdade!"
O Sr. Colérico se dedica inteiramente aos seus negó¬cios e a esposa se sente abandonada. Ela não percebe que antes do casamento ele se havia dado 100%, como ele comumente faz, para alcançar seu objetivo de desposá-la. Agora que o "projeto do casamento" já se realizou, ele se preocupa com o próximo passo, sustentá-la. Se ela é desleixada, ele pode ficar muito irritado com a sua desorganização e vir a reprová-la com palavras cruéis e sarcásticas. Ele agora vê suas maneiras gentis e calmas — como as via antes do casamento — como "preguiça e falta de motivação"
A Sra. Melancólica freqüentemente cai em depressão pouco depois de casada. O alívio natural que vem após a tensão excitante das vésperas do casamento pode levá-la a um período de depressão. Se o marido é impaciente e fica frustrado, ela pode ficar em silêncio, em estado de hipocondria, ou chorar. Sua super-sensibilidade pode fazê-la suspeitar que "ele não me ama mais".
O perfeccionismo dela, quando dirigido para o tra¬balho doméstico, pode criar uma casa impecavelmente cuidada, na qual o marido raras vezes poderá se sentir à vontade.
Ela pode se perturbar se ele põe os pés sobre a mesa ou não apanha as meias do chão. Uma de suas maiores tentações é manter todas as suas frustrações armazenadas dentro de si mesma, onde elas, finalmente, "explodem" ou causam nervosismo, úlcera ou outros males.

A falta de motivação do Sr. Fleumático torna-se exaustiva para a sua companheira. Sendo um tipo que gosta de "ficar em casa", ele pode se tornar enfadonho, a menos que faça um esforço só por amor à companheira, descobrindo depois, que ele mesmo se divertiu. Ele faz bem os serviços de reparo da casa — se ela puder conseguir que ele os faça. Certa mãe colérica que conheço deu à sua filha colérica, casada com um marido fleumático, este sábio conselho: "Shirley, quando você conseguir que ele se levante, mantenha-o em atividade".
Um companheiro fleumático é menos inclinado a ser generoso do que um sangüíneo, e esse fator, acrescido de uma silenciosa teimosia, pode causar grande ressentimento e frustração.

Resolva seus Conflitos

As diferenças entre casais não precisam ter conseqüências desastrosas. Nenhuma divergência é ameaça para um casamento; a atitude do casal para com as divergências é que vai determinar o sucesso ou a ruína de um casamento. Muitos dos casamentos estáveis de agora, um dia experimentaram fortes conflitos de temperamento.

As sugestões que seguem são dadas para ajudá-lo a fazer os necessários ajustamentos de um modo acertado.

* Quando você sente frustração, ressentimento ou qualquer outra forma de hostilidade, pare e olhe objetivamente para aquilo que os causa.

* Ore sobre isso. Primeiro, confesse seu pecado de entristecer o Espírito Santo (Efésios 4:30-32). Sua paz de espírito não depende do comportamento de seu companheiro. Depois que você encarar como pecado sua hostilidade interior e raiva, e confessá-los (I João 1:9), peça a Deus para enchê-lo com seu Espírito (Lucas 11:13) e depois ande no Espírito (Gaiatas 5:16). Em segundo lugar, ore a respeito das ações de seu companheiro, pedindo a Deus que o ajude a enxergar suas falhas e levá-lo a discutir o assunto com você.

* Fale com seu companheiro sobre a falha dele. Isso deverá ser sempre feito "em amor" (Efésios 4:15). Aproveite um momento apropriado, quando você pode compartilhar objetivamente seus sentimentos sem se emocionar demais. Nunca fale com raiva, e sempre lhe dê tempo para pensar sobre o que você disse. Então, deixe o assunto a cargo do Espírito Santo.

* Peça a Deus, o doador do amor, para enchê-lo de amor por Ele e pelo seu companheiro, de tal forma que você possa amá-lo verdadeiramente, apesar de suas fraquezas. Olhe para as virtudes dele e agradeça a Deus por elas (I Tessalonicenses 5:18).

* Esqueça os erros e pecados passados! "Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13,14).

Seguindo repetidamente este procedimento, você saberá que sua reação para com as ações do seu companheiro será dirigida pelo Espírito Santo e seu amor aumentará de tal maneira que cobrirá uma infinidade de fraquezas.

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »