Cursos de Casais


Tema:          Como os Maridos podem
              demonstrar apreciação por suas Esposas.

"Posso voar mais alto do que uma águia... mas tu és a vento embaixo de minhas asas." Era assim o refrão de uma recente canção popular de Lou Rawls. Quantas esposas ouviram isso e pensaram, num momento melancólico, como seria bom se seus próprios esposos dissessem algo assim a elas?

A esposa pouco apreciada é a vítima de uma das mais tristes injustiças da vida. E chicote é tudo o que merece um homem que seja tão insensível ou avarento com seu elogio que não diga regularmente a sua esposa quanto lhe é grato. Contudo, esposos cristãos aos milhares, este escritor inclusive, terão que admitir que não têm usado o potencial da língua para abrilhantar a vida de suas boas esposas. O que pode ser feito para se lidar com este hábito de negligência?

Aprecie-a de fato. As esposas precisam de gratidão real, não de representação. De fato, as esposas não odeiam nada mais do que serem tratadas com condescendência. A suspeita de que um homem possa estar expressando apreciação porque tem obrigação de fazer isso gerará ressentimento. O que é preciso é algo mais do que um esposo que fale e aja como se desse valor a sua esposa. O homem que troca o cacete pela cenoura só para conseguir mais trabalho de sua "empregada" merece o desprezo que finalmente conseguirá.
O único modo de resolver o problema da falta de expressão de apreciação que vale a pena é resolver o próprio problema da falta de apreciação. Palavras de gratidão são insultos vazios se o coração do homem não estiver envolvido. Dar doces no Dia dos Namorados é bonito, e também flores no Dia das Mães. Mas sinais de apreço são baratos se não são dados com genuíno amor. Se nossas esposas não ouvem bastante sobre quanto significam para nós, pode ser porque esquecemos quanto elas realmente significam para nós. E podemos começar a remediar isso redescobrindo como nossas esposas são especiais.

Conte as virtudes dela. Os esposos fariam bem em passar algum tempo bem freqüentemente relembrando-se de quantos atributos elogiáveis suas esposas possuem. Há muita possibilidade de que as qualidades que originalmente sugeriram o pedido de casamento ainda estejam lá. Elas provavelmente aprofundaram-se com o passar do tempo e foram enriquecidas pela adição de outras características ainda mais admiráveis. Estas precisam apenas de ser relembradas conscientemente para serem apreciadas. E, enquanto ele estiver contando as virtudes de suas esposas, o esposo mediano pode encabeçar a lista com a generosidade benevolente que ela demonstrou ao casar-se com ele!?!
O esposo que medita sobre sua esposa, que ora por ela, e enumera a Deus as coisas sobre ela pelas quais ele é grato, cedo ou tarde vai se encontrar sendo mais expressivo desses pensamentos a sua própria esposa. Se ele conta as bênçãos dela --os modos pelos quais ela tem sido inigualavelmente dotada por Deus-- ele estará bem no seu caminho para mostrar sua apreciação mais abertamente.

Ponha-se no lugar dela freqüentemente. Ajudar sua esposa no seu trabalho é um modo seguro para aumentar a apreciação de um esposo. Não é exagero dizer que o esposo mediano não poderia agüentar-se por muito tempo, física ou emocionalmente, sob a carga que a mãe mediana e dona de casa carrega sete dias por semana. Mas se ele se oferecer para ajudar de vez em quando, conforme a oportunidade permite, ele terá uma dose de realidade que fará bem a qualquer casamento.

Até mesmo as coisas rotineiras que as esposas fazem não são somente exigentes fisicamente, elas exigem uma variedade de habilidades que um esposo pode bem subestimar até que ele tenha metido suas próprias mãos em um bocado delas. Um esposo que seja sério sobre aprender a ser mais expressivo de sua apreciação precisa tirar vantagem de cada oportunidade que tem de experimentar a vida como ela a vive. Deixe-o fazer o papel de tolo atrapalhando-se nas tarefas que sua esposa executa com facilidade e perícia e ele será um homem raro se puder continuar a não lhe dar valor.

Exprima apreciação AGORA. Não há tristeza que parta mais o coração do que a do esposo que amava e apreciava ternamente sua esposa mas deixou que ela fosse para sua sepultura sem deixá-la saber como ele realmente sentia. Enquanto ele chora diante de sua forma sem vida em alguma capela de velório, ele pode bem ser atormentado pela memória dos anos em que ele roubou-a da afeição e da gratidão que poderiam ter abrilhantado o caminho dela. Mas as suas oportunidades de mostrar a ela o seu amor foram-se para sempre.

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.... Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas" (Provérbios 31:10,28-29). Esposo cristão, está em você exprimir sua gratidão a sua esposa. Você a ama? Você a aprecia? Diga-lhe isso, antes que seja muito tarde.

- por Gary Henry

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »